Cirurgia Estética

Mamoplastia

A cirurgia plástica estética das mamas está indicada para diminuição ou aumento, e levantamento das mamas. Normalmente a queda da mama se dá por flacidez no processo natural de envelhecimento; por substituição natural do tecido glandular por tecido gorduroso após amamentação; por predisposição pessoal (pacientes jovens já com ptose mamária); ou ainda por flacidez decorrente de emagrecimentos importantes (ex-obesos).
A técnica a ser usada, a colocação ou não de implantes de silicone, o plano de colocação destes, o local de incisão na pele, o uso de ténicas que tenham chance maior ou menor de conseguir amamentar após a cirurgia, são todos parâmetros que são decididos em conjunto entre médico e paciente, de acordo com o desejo da paciente e os achados do exame físico.

Ginecomastia

A ginecomastia é a cirurgia de retirada de excesso de gordura, gordura e pele, ou gordura, pele e glândula mamária no paciente masculino. O aumento discreto da mama no homem se dá fisiologicamente em algumas faixas etárias como recém nascido, adolescente e idoso, mas costuma ser passageira e regredir espontaneamente. A presença de mamas no homem fora dessas faixas etárias, ou que não regridem, podem se dever a desbalanços hormonais causados por outras doenças (obesidade, disfunção hepática, disfunção testicular, uso de esteroides anabolizantes), que devem ser investigadas e tratadas. Após essas doenças serem tratadas, se ainda restar ginecomastia, só então o paciente deve ser tratado cirurgicamente. Nesse caso as técnicas variam desde lipoaspiração local, até cirurgia com incisões periareolares ou em T invertido, de acordo com a quantidade de pele em excesso.

 

Otoplastia

As alterações do pavilhão auricular podem ser congênitas, de diferentes graus; e adquiridas: traumas por brincos, piercings, alargadores, acidentes.
A forma mais comum é uma deformidade congênita de grau suave, chamada orelha de abano, onde há uma alteração do ângulo entre a orelha e a cabeça, e do grau de curvatura dentro da própria orelha. A melhor idade para tratamento dessa afecção é a pré escolar, quando o crescimento do pavilhão auricular está quase completo, e a criança ainda não iniciou a sociabilização escolar, época comum de bulling, que poderia gerar impacto negativo na autoestima infantil.
A cirurgia é simples, e dura cerca de 1 a 2 horas, com anestesia local, sedação ou geral, dependendo da criança. As técnicas variam conforme as alterações do exame físico, mas de forma geral enfraquecem ou retiram parte da cartilagem para refazer, com pontos, os ângulos alterados.

Cirurgia plástica bariátrica

Após o processo de emagrecimento, e devido à perda de elasticidade da pele (flacidez), o ex obeso normalmente se depara com queda de estruturas cutâneas (face, braços, abdome, mamas, face interna das coxas, glúteos), afastamento de músculos da parede abdominal (diástase dos músculo retos), e criam-se pregas e excessos de pele, que além de o incomodarem do ponto de vista estético, também o incomodam na roupa, ou durante o movimento, ou ainda muitas vezes são fonte de acúmulo de umidade gerando assaduras ou micoses.
Uma vez que esteja com peso estável e liberação do ponto de vista nutricional e psicológico, este ex obeso pode iniciar os procedimentos da cirurgia plástica bariátrica.
São todos procedimentos de porte médio ou grande, dessa forma é prudente fazer 1 ou no máximo 2 procedimentos por vez, e espaçar cada cirurgia em pelo menos 6 meses entre elas.
Entre os procedimentos mais indicados para ex obesos estão:
-abdominoplastia em âncora, torsoplastia (abdominoplastia circunferencial),
-mamoplastia (levantamento da mamas, geralmente com uso de implantes, mas nem sempre),
-ginecomastia (retirada do excesso de pele da mama, e algumas vezes glândula também, em homens),
-braquioplastia (retirada de excesso da pele do braço),
-cruroplastia (retirada do excesso de pele da face interna das coxas),
-ritidoplastia (rugas e excesso de pele facial).

Lipoaspiração

A lipoaspiração é uma técnica onde utiliza-se cânulas e pressão negativa no tecido gorduroso subcutâneo, e é indicada para diminuição da espessura de gordura de determinada parte do corpo, ou gordura localizada, como culotes, barriga, cintura, etc.
Pode ser feita também em áreas maiores, mas com muito critério na indicação, pois é uma técnica que espolia sangue e líquidos junto com a gordura que sai.
Entre os principais cuidados pós operatórios estão o uso de cinta elástica compressora e fazer drenagem linfática.

Abdominoplastia e lipoabdominoplastia

Essa cirurgia retira a flacidez da pele abdominal decorrente do processo de estiramento que comumente ocorre após gestação ou obesidade. Ainda, pode-se complementar com uma lipoaspiração para diminuir um pouco a espessura de gordura da pele da barriga. (lipoabdominoplastia)
Faz-se também a reaproximação muscular da parede abdominal (tratamento da diástase dos músculos retos abdominais), proporcionando um maior acinturamento.
Dependendo do grau dessa flacidez, a cicatriz resultante pode ser horizontal na prega abdominal inferior, um pequeno T invertido, ou um grande T (abdominoplastia em âncora). Além de ficar quase sempre uma incisão ao redor do umbigo.

Blefaroplastia

Com o processo natural de envelhecimento e movimentação constante pelo processo de piscar, a pele das pálpebras e suas estruturas internas vão ganhando flacidez, que pode ser corrigida com a retirada cirúrgica da pele excedente, reposicionamento e retensionamento das estruturas internas (cantopexias, cantoplastias), e retirada ou reposicionamento das gorduras palpebrais.
As diferentes técnicas devem ser indicadas de acordo com o exame físico de cada paciente. Mas de forma geral é uma cirurgia curta, que pode ser feita com anestesia geral ou local e sedação.

Cirurgia íntima

O aumento dos pequenos lábios vaginais pode estar relacionado a causas adquiridas como linfedema ou exposição aumentada a hormônios durante infância, mas na maioria das vezes a causa é congênita, e com a idade há também uma tendência a perda da turgidez desses tecidos pela queda hormonal fisiológica.
Essa hipertrofia pode gerar sintomas funcionais, como dispareunia (dor durante as relações sexuais), dificuldade de higiene local, irritação crônica, incômodo durante os esportes, ou mesmo descontentamento psicológico em relação a aparência da genitália externa.
Não há consenso na literatura médica sobre o diagnóstico, sobre o quanto é normal ou não (estatisticamente) que os pequenos lábios se projetem para fora dos grandes lábios. Acredita-se que a exposição crescente do nú feminino na mídia tenha criado uma aparência ideal da genitália externa feminina semelhante a genitália pré púbere, com os pequenos lábios contidos e escondidos pelos grandes lábios. Desta forma há uma crescente demanda por esse tipo de cirurgia nos consultórios médicos, sendo que cerca de 1/3 das indicações são puramente estéticas, 1/3 puramente funcionais e 1/3 mistas.
Existem várias técnicas de labioplastia ou ninfoplastia, que variam conforme o tamanho e flacidez da mucosa local, mas indepedente da técnica, a cirurgia é considerada simples, pequena, e com alto índice de satisfação, podendo ser realizada com anestesia local e sedação, ou bloqueio raqui ou peridural.